quarta-feira, 14 de maio de 2014

O SILÊNCIO DOS INOCENTES



     Há trinta anos, aproximadamente, enquanto eu frequentava os bancos da escola de medicina e começava a enxergar, estupefato, a decadência vertiginosa da medicina pública brasileira, imaginava o seguinte: “isso não pode continuar nesse ritmo por muito tempo, alguma coisa vai explodir. O povo vai para as ruas e, daqui a trinta anos, quando eu for um profissional estabelecido no mercado, a coisa vai estar muito melhor que hoje.”

     Hoje, num dia de maio, trinta anos depois, estou chegando do inferno. Acabo de receber minha “dose de realidade”, aquela que qualquer um de nós está fadado a receber, uma, duas ou três vezes, em algum momento da vida. Eu e minha esposa passamos 48h dentro de um pronto-socorro de urgência, com nosso filho de um mês de idade, acometido por uma dessas doenças respiratórias que atacam principalmente crianças quando o clima esfria. Se você entende o mínimo de medicina, sabe que um pronto-socorro não é lugar para qualquer paciente permanecer por 48h. Acontece que não existem, praticamente, leitos para internação de crianças em Belo Horizonte. Não só crianças, na verdade, pois passei por drama semelhante faz poucos anos com meu pai, em outro hospital. Nos últimos onze anos a taxa de leitos hospitalares caiu em cerca de 15% no Brasil, enquanto a população e a morbidade crescem. Nos últimos cinco anos, 284 hospitais privados, que atendiam SUS, foram fechados, a maioria no interior do país, por falta de condições econômicas para continuarem funcionando sem a correção da tabela paga. Se em BH está assim, como em SP e RJ (capitais), imagine como está em Santo Antão do Pé Vermelho.

     Meu filho de um mês de idade passou 48h num salão gelado, num box separado dos demais por cortinas, como você vê na foto acima. Passei as duas madrugadas sentado na única cadeira disponível, durante um bom tempo embalando meu bebê nos braços, enquanto minha esposa tentava garimpar algumas horas de sono na cama do box. O tempo todo entravam crianças sofrendo, durante a noite inteira, a maioria absoluta sofrendo com doenças respiratórias, como asma e bronquite. A maioria não dispunha sequer de um box com cortinas como o nosso, e dormia como podia nas cadeiras das salas de espera. Vi e ouvi coisas de partir o coração, mas que fogem ao objetivo deste artigo.

     Nossa maior preocupação era o fato de nosso bebê ser tão pequeno, ficando exposto a todo tipo de gente doente que por ali passasse. Minha esposa insistia para que eu fosse até a equipe de médicos e enfermeiros de plantão, insistir na internação que, obviamente, foi pedida no primeiro momento. Eu ia, constrangido, porque já sabia o resultado: um sorriso triste de “estou de mãos atadas”, um olhar baixo de “você sabe que não posso fazer mais que isso”. Um PS no Brasil é um dique, que represa o sofrimento e a aflição humana, e o médico plantonista é quem segura essa represa nas costas, porque simplesmente não tem como fazê-la escoar. Trabalho em um, sei como é. Mas hoje não, hoje estou aqui falando a vocês como paciente.

     Na segunda noite a plantonista, por camaradagem, nos arranjou um isolado para diminuir o risco a que o bebê estava exposto. Foi a salvação, porque a segunda noite foi infernal: uma criança grave, que foi entubada e deixada ali mesmo, por falta de vagas no CTI. Luzes acesas, monitores piscando, crianças chorando, macas entrando e saindo sem descanso, até o dia amanhecer.  

     Eu, olhando pela janelinha do isolado, só sentia crescer minha indignação. A coisa chegou a um ponto muito mais baixo do que eu imaginava trinta anos atrás. Hoje não importa se você paga convênio ou é paciente do SUS. Não há leitos. Não há estrutura. Nossas crianças, nossos velhos e nossos fracos, estão correndo um elevadíssimo risco de morte por desassistência. Há trinta anos um governo que deixasse a saúde chegar a esse ponto seria um governo omisso, relapso. Mas nos dias de hoje, um governo que enxerga esse panorama e cria um programa eleitoreiro e de lavagem de dinheiro como o “Mais Médicos”, que NADA tem a ver com saúde, mas sim cria uma cortina de fumaça, como se “a coisa estivesse melhorando”, enquanto ela, na verdade, vai mais para o buraco, é um governo criminoso. Assassino. Se o governo dispõe de bilhões de reais para mandar a Cuba em troca de merreca, na melhor tradição petista de construir cafua e rotular como “palácio”, poderia facilmente, se houvesse vontade política, ter resolvido mais de 75% do problema real com esse mesmo dinheiro, focando em dois pilares básicos: infraestrutura e carreira de estado para o profissional médico, o que asseguraria atendimento em grande parte das áreas remotas do país. Não se pode alegar ignorância. Uma comissão de médicos funciona como consultora do governo federal para esses assuntos. Adib Jatene, que faz parte dessa comissão, disse na TV com todas as letras que a comissão em nenhum momento foi consultada na questão do “Mais Médicos”, que foi uma medida absolutamente política. Mas o PT, seguindo a tradição de um dos pilares estratégicos de sua ideologia, abriu mais um ramo da “luta de classes” que fomenta com paixão, na forma do "paciente X médico", ao depositar sobre a classe médica a culpa pelo caos da saúde brasileira.

     E aqui estou eu, médico, “corporativista”, “máfia de branco”, temendo pela vida do meu bebê graças a uma “política de saúde” inexistente, que não acena com melhora alguma nem a longo prazo, com a bênção de uma boa parte da população. Você, que me conhece ou me acompanha nas redes sociais, pode observar que jamais me viu discutir política na rede ANTES do “Mais Médicos”. Hoje eu o faço quase diariamente, com intensidade, porque esse crime cometido por pessoas sem caráter vai contra todo o idealismo que me levou à profissão, vai contra tudo que anseio para a saúde do meu povo, não por “corporativismo”, mas simplesmente pelo conhecimento que tenho, por viver diariamente contemplando a máquina por dentro. Eu e a maior parte dos 400.000 colegas de profissão espalhados pelo país, sacrificando-se dia a dia com aquilo que temos à mão, movidos pela esperança quase convertida em fé cega, em algo que nem de longe se prenuncia. Falo nisso todos os dias porque sinto que, ao me omitir, por comodismo ou covardia, perco o direito de me indignar depois.

     Mas hoje não, hoje sou paciente. Acabo de chegar em casa e, agradeço a Deus, com minha família íntegra. Sei que aquele PS está lotado de novo esta noite. Como estará amanhã, e depois de amanhã, de gente aflita, desesperada, sentindo-se num beco quase sem saída. O beco, lamento dizer, é MESMO quase sem saída, e tende a piorar.

     Finalmente, vai minha mensagem a você, petista, petistoide ou simpatizante enrustido: você, que aplaude a “política de saúde” desse bando que ocupa as cadeiras de comando deste país, um dia vai passar pelo que passei hoje: sua “dose de realidade”. Note que não é uma “praga” que lhe rogo, mas uma constatação de um fato muito provável, previsto por alguém de dentro da máquina. Um dia você vai estar lá, de mãos atadas, diante do sofrimento de um pai, irmão ou filho. E naquele momento em que seu pequeno, incapaz de compreender a razão do próprio sofrimento, com aquele tubo de plástico enfiado no nariz para ajudá-lo no esforço desse ato tão rotineiro e subestimado que é respirar, quando ele olhar por cima da máscara da nebulização e seus olhos se encontrarem com os seus, e você conseguir ler neles claramente um pedido de socorro silencioso, mudo, um “me ajude” que você, com a alma despencando num abismo de dor, compreender que não é capaz de aliviar... Nesse momento, tenha certeza, você não vai se lembrar de seus “heróis”: Lula. Dilma. Padilha. Os “presos políticos” Dirceu e Genoíno; nesse momento terrível, “companheiro”, você vai se lembrar é de MIM.

 


20 comentários:

  1. descreveu tão bem a situação que vou transcreve-la na minha página e ajuda-lo a divulgar até que algo seja feito para melhorar esta triste situação

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. Peço licença pra compartilhar. Que bom que estão bem agora.

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito bom até o momento que vc politizou. Vc acha que o petistoide desmontou o sistema suiço implantado pelo regime militar, Sarney, Collor e FHC?

    ResponderExcluir
  4. Nota: tenho um filho pequeno e sou trabalhador como vc.

    ResponderExcluir
  5. Lixxxxx....o PT não desmontou,mas prometeu por anos a fio que montaria esse sistema suíço . votei no PT . Me sinto enganada..acreditei em várias promessas: moralização da política,verdadeira distribuição de renda,investimento maciço na educação....etc e põe etc nisso...tudo engodo...me passaram pra trás...Lula lá foi um sonho...É difícil,mas temos que cair na real...NUNCA nesse país se roubou tanto,se manipulou tanto,se mentiu tanto...

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, podem compartilhar à vontade.
    Lixxx, não, não acho. E também tento fugir dessa mania petistoide de tentar fazer a merda de um menos fedorenta comparando-a com a merda dos outros. Como eu disse, desde os tempos de antigamente, quando comecei a acompanhar (antes do PT) a coisa só foi descambando, progressivamente. na era PT (e aqui vai o testemunho de quem trabalha em hospital público há mais de 14 anos), a decadência só ACELEROU. Os números que eu postei são reais, "nunca antes na história desse país" se perderam tantos leitos hospitalares como na era PT. E o mais grave, se você não captou, repito de maneira concentrada aqui: eles sabem do problema; mostram que tinham recursos para resolvê-lo, ao dedicar essa verba "para a saúde" a Cuba; criaram uma cortina de fumaça fajuta, mentirosa, de que o "Mais Médicos" está resolvendo o problema da saúde do Brasil. Não está. Não vai. E cria a ilusão de que está, o que anula todo movimento em prol de ações verdadeiras e efetivas. Isso é de um descaso desumano, brutal, assassino, com a saúde do brasileiro. No mais, Deus conserve a saúde do seu filho, para que você não precise enxergar o que eu falei por si mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Independente de posição partidária, a realidade é que não era bom e não está melhor agora. Precisa-se de mudanças urgentes e que não sejam só no papel e como tapa-buracos para se ganhar tempo. A população precisa se manifestar mas é nas urnas. Não reelegerr um político é um bom começo. Quer se reeleger, então o político deve mostrar serviço, caso contrário adeus pra ele.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente, Flammarion. As decisões nas urnas deveriam ser tomadas a partir do desempenho dos políticos, não das legendas partidárias. É um desvio de atenção que ocorre nas campanhas, geralmente estimulado por quem não tem muito resultado a comprovar.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Fico pasma em ver um médico, que pressupõe-se que deveria ser bem informado sobre as funções de cada poder e de cada cargo governamental, apontar o caos da saúde pública brasileira como culpa de UM partido político. Chega a ser patético a ignorância das pessoas em não entender que o PT ou qual partido seja, NUNCA vai ter o poder soberano de governar sozinho e que por trás de cada lei aprovada, cada projeto em votação, cada passo dado no que diz respeito às políticas públicas, são de responsabilidade de dezenas de deputados, senadores, governadores, prefeitos, vereadores... O presidente da república e seu partido não tem o poder absoluto sobre toda e qualquer ação pública. NÃO VIVEMOS MAIS NO PERÍODO ABSOLUTISTA. E se você é de Belo Horizonte como eu deve saber que o nosso governo, que há ANOS é dominado por partidos da oposição, não faz e NUNCA fez sua parte em relação à suas responsabilidades sociais, inclusive a EXECUÇÂO de melhorias na saúde. O governo federal tem o papel de prover parte da verba para tal, mas o restante do processo é de responsabilidade do estado e municípios. Não sou absolutamente petista. Nem tampouco direitista. Sou cidadã que não consegue enxergar a luz no fim do túnel e que perde ainda mais a esperança, cada vez que vê pessoas colocando a culpa em A ou B. Aí você entende que a maioria da população, seja instruído ou não, vive na bolha da alienação midiática e que não passam de marionetes nas mãos de determinados "lados" da política suja brasileira. Ou o cidadão grita por seus direitos, em coro coletivo, a ponto de parar o sistema, ou o seu filho, o meu, os nossos, continuarão passando por estas situações desumanas e humilhantes. Não me posiciono a favor de ninguém, me recuso a fazer parte da massa manipulada da qual a maioria pertence.

    ResponderExcluir
  11. Carol, filhinha, sei como é isso: se é positivo, é do PT; "nunca antes na história desse país". Se é negativo, filho feio não tem pai. Todo jundo é culpado. Deixe eu resumir, para ver se sua capacidade alcança: foi O PT que criou o "Mais Médicos". Como eu disse, mas seu filtro vermelho com estrelinha fez questão de deletar, a crise da saúde vem de DÉCADAS, muito antes da corja petista. Isso ninguém nega. Agora, os caras têm BILHÕES DE REAIS para mandar para Cuba num programa fajuto, homicida, criminoso e eleitoreiro, afundando AINDA MAIS a saúde, e não se kovem para resolver o problema! Foi Dilma, presidentA DO PT, que vetou a proposta de carreira de Estado para médicos que havia dito ao CFM que ia aprovar, na calada da noite, aos 45 do segundo tempo. Sim, O PT. Capangas são capangas, mas para matar o monstro tem que cortar a cabeça. E, no momento, O PT é essa cabeça que está matando a saúde deste país. O mais Médicos é razão mais que suficiente para tirar esse bando de lá. Só uma coisa: ser ingênua é direito seu, mas deixe de hipocrisia. Se você não é petista, sou um camaleão daltônico. Tem vergonha? Se assuma!

    ResponderExcluir
  12. Caro Sr. Camaleão Daltônico, o sr. não foi capaz de interpretar o meu comentário ou eu não devo ter explicado direito, me perdoe. Em momento algum me posicionei a favor ou contra o governo petista, somente esclareci que nenhum governo de nenhuma esfera governa sozinho, sem a participação dos demais partidos políticos. Ou seja, são todos culpados. Ou será que o que diz respeito às responsabilidades estaduais e municipais em relação a saúde em MG estão sendo cumpridas com êxito? Nem as obrigações federais, nem as estaduais, nem as municipais. Seja o Mais Médicos ou qualquer outra "caca" colocada em pauta, nunca resolveu o problema da saúde pública no país. E era a mesma coisa em tempos de FHC, ou não? Era lindo e ficou feio. Novamente, na minha opinião está tudo feio, todos os filhos são feios e eu nenhum momento me posicionei a favor. Não tenho vergonha de dizer que não tenho lado. Não tenho vergonha de dizer que não tenho esperança. Se um médico é capaz de ter um diálogo tão chulo, agressivo e pobre de argumentos dessa maneira, o que podemos esperar? Se o senhor acredita que a oposição é a solução pros nossos problemas, é um direito seu. Você deve ter vivido em um belo país antes de 2002. Eu não. E continuo não vivendo.

    ResponderExcluir
  13. E para esclarecer, não moro na zona sul, não sou de família rica, sempre precisei dos serviços de hospitais, postos de saúde, transporte e escolas públicas. Nasci em 1986 e desde então vivi momentos terríveis nesses hospitais, nesses postos, ônibus e escolas jogadas às traças. Sempre foi dificílimo conseguir consultas e exames, principalmente os mais específicos e ainda é. Moro ao lado de um posto de saúde e sinto desespero quando olho pra dentro dele. O acesso à minha região é péssimo e qualquer retardado saberia que nos dias de hoje iria piorar. Dezenas de bairros escoando veículos para a Av. Pedro II, inclusive bairros em constante crescimento populacional como o Castelo. A única mudança foi a urbanização da favela São José, bem atrás da minha casa, feita com recursos federais diga-se de passagem e que aumentou o número de ruas e avenidas, mas que infelizmente caem na mesma Pedro II. Em nenhuma gestão municipal, muito menos a do inútil Pimentel, foi feita alguma obra realmente significativa pra essa que é a região mais populosa da cidade. Então, somos obrigados a levar 1:30h pra conseguir chegar ao centro da cidade nos horários de pico. Nas escolas... ah nas escolas... mesmo nos famosos Estadual Central e Instituto de Educação de MG, a assistência e recursos eram e são extremamente precários. Éramos sortudos por ter alguns verdadeiros professores heróis que mesmo com salários ridículos, se doavam em sala de aula. Ao mesmo tempo, tínhamos aqueles que já pareciam nem estar ali, apenas de corpo presente. Um sistema de educação burro, que não se preocupa em colaborar na formação de cidadãos decentes e sim de empurrar um a um com a barriga pra dar lugar aos próximos. Nunca estudei em instituições de ensino federais, mas até onde sei o CEFET e UFMG são excelentes mesmo não tendo também a assistência merecida. Mas continuam sendo os mais dignos. Ou não? E pra finalizar esse papo, o que venho sempre me perguntando é por que a situação financeira da minha família melhorou consideravelmente nos últimos anos... Será que meu pai, torneiro mecânico, era burro e resolveu ficar inteligente nos últimos 10 anos? Bom, a forma de trabalho dele nunca mudou, mas quando eu tinha 12 anos de idade ele não foi capaz de me manter matriculada em uma escola de inglês que custava R$ 85,00 por mês. A partir de 2006 ele foi capaz de pagar os R$ 600,00 de mensalidade da minha faculdade particular sem atrasar nenhum mês. Ele passou mais de 20 anos com o mesmo Caravan, mas desde 2004 já trocou de carro mais de 5 vezes. Mérito exclusivo dele? Melhora na economia do país? Inflação menos agressiva? Não sei explicar ainda, só sei que é assim. Pode ser que o senhor não tenha sentido nenhuma dessas mudanças por nunca ter sido realmente POBRE. De mensaleiros escrotos à cheiradores de cocaína que vendem nosso estado às mineiradoras, estamos fadados ao fracasso político e social, meu caro senhor Camaleão Daltônico! E a culpa não é de um, mas de todos os partidos. Inclusive, a culpa é sua. A culpa é minha. A culpa é NOSSA. Tem vergonha? SE ASSUMA!

    ResponderExcluir
  14. Não, filha, deixe eu explicar mais uma vez, sem ter que recorrer a histórias em quadrinhos: como eu disse, SIM, a coisa era RUIM antes. Mas SIM, após o PT a coisa PIOROU. E piorou deliberadamente. O Programa Mais Médicos é indesculpável. Ele é um programa (não sei se te contaram...) DO PT. Porque é o PT quem fez um acordo com Cuba, criando uma ilusão de saúde no país que dá a impressão de melhora, e essa cortina de fumaça simplesmente impede melhoras VERDADEIRAS, porque quando tudo parece bem, ninguém protesta, ninguém mexe, concorda? Sim, tudo era feio. O PT tornou a coisa CRIMINOSA. Tem gente morrendo por causa do Mais Médicos (também não deve ter morrido nenhum parente ou conhecido seu, por enquanto...). E não, não acho que a oposição fará milagres. Essa ideia rasteira, superficial, de direita X esquerda, PT X PSDB, é uma ideia plantada pela ideologia esquerdista como aplicação da "luta de classes" que sua ideologia prega. A eleição de outubro vai ser entre "manutenção do que está aí, com pioras no mesmo rumo" X "leve, tênue esperança de alguma mudança, no fim do túnel". para quem está se afogando, menina, jacaré é tábua. Não vejo motivo remotamente razoável para manter essa quadrilha petista no governo, só isso. Você, mesmo "não tendo lado" (SIC) deve ver algum, imagino...

    ResponderExcluir
  15. A propósito, seu discurso de "pobrinho" ao final realmente esclareceu tudo. Esclareceu mesmo. I rest my case. ;-)

    ResponderExcluir
  16. Discurso de "pobrinho"? Definição realmente esclarecedora sobre sua forma de pensar, sobre seu "lado". Deixemos de lado essa discussão sem respeito e utilidade.

    ResponderExcluir
  17. O problema, Carol, é que você, que definitivamente não é petista (imagiiiiiiiineeeeee!!!), sutilmente desviou a discussão para o eixo principal da ideologia petista: a luta de classes. Percebeu não? Para isso funcionar, claro, eu TINHA de ser rico, de ter nascido em berço de ouro. Foi o que você fez, basta reler ali em cima. Com sua licença: "Pode ser que o senhor não tenha sentido nenhuma dessas mudanças por nunca ter sido realmente POBRE." Mas o que você sabe MESMO de mim? Nada! Posso te dizer, por exemplo, que meu pai veio do interior para trabalhar como cameraman numa emissora de TV; que minha mãe foi professora primária. Que a vida toda estudei em escolas públicas ou com bolsa de estudos. Mais que isso, não é mesmo da sua conta. Na verdade, o pouco que eu disse foi para deixar claro que sua insinuação, para se sentir confortável na sua "origem humilde", em mim não cola. E não digo mais porque acho feio, muito feio, essa "síndrome de vira-latas", de usar pobreza para justificar virtualmente QUALQUER COISA. Se nunca vi meus pais se queixando de NADA, que direito eu tenho de ficar arrancando as casquinhas das minhas feridas para angariar a simpatia alheia? Meus pais forma, sim, exemplo de esforço e de idoneidade moral. Isso é algo que não precisa ficar sendo cantado aos quatro ventos e é, no final, o que importa. Finalmente: hoje eu sou sim, médico. O que eu disse no artigo é tudo real, porque é o que eu vivo, trabalhando há 14 anos em hospital público. Se você não é, pode NO MÁXIMO fazer suposições. E desde já eu lhe asseguro: você está enganada. Faça com isso o que quiser.

    ResponderExcluir
  18. O seu "drama" postado é real. Os meus são síndrome de vira latas. Meus pais não reclamam de nada, eu atuo na profissão que eu quero e fiz uma suposição de "pode ser que o senhor...", não afirmei nada a seu respeito como você o fez em relação a mim. E por falar em respeito, nem todos os seus anos de faculdade de medicina foram capazes de lhe proporcionar. Estou fora dessa cultura do ódio de quem só se importa com o que atinge diretamente sua própria vida e o resto é resto. Parabéns pelo seu título, parabéns por expôr sua opinião no post. Pena precisar ofender a quem não pensa como você, ser incapaz de interpretar opiniões e ter uma necessidade absurda de rotular os outros. Abraços, Doutor.

    ResponderExcluir
  19. OK, foi o que você conseguiu extrair do texto? Parabéns, Experimente "Turma da Mônica", você vai compreender melhor.

    ResponderExcluir
  20. Flávio em primeiro lugar : parabéns pelo nascimento do seu novo filho! Em segundo lugar, espero que esteja tudo bem com a tua família. Em terceiro lugar, não perca tempo com os deslumbrados petistas infantiloides e seus delírios "pseudo-humanistas" e sua "suposta" tentativa que criar um estado igualitário. Depois desses anos todos da nefasta e canhestra administração petista, eu seus costumeiros "desvios" de conduta, verba e moral, só permanecem dois tipos de militantes: os cegos baba-ovo incapazes que racionar e aqueles que aceitam que fizeram parte de um grande golpe contra a nação e consideram que tudo isso valeu a pena. Os sujeitos e sujeitas justificam a roubalheira e safadeza através um suposto objetivo que é nas palavras de seu maior "pensador": "fazê u povo filiz e podê tumá a pinga deles e a minha afinal sou fio de Deus".

    ResponderExcluir