domingo, 20 de setembro de 2015

MAURICIO DE SOUSA É STEAMPUNK!

     A descoberta de um mineral raríssimo, capaz de produzir, de forma barata, energia térmica e mecânica na forma de vapor, proporciona um salto tecnológico na vida de uma primitiva civilização, dando origem a maravilhas como as “naus voadoras”. Quando esse mineral começa a escassear, transforma-se em objeto de conflito entre duas facções daquela civilização, numa trama política repleta de ação e reviravoltas.
     Você deve concordar comigo que essa é uma base bem sugestiva para um bom romance steampunk, desses que proliferam e se alastram como nuvens aquecidas de vapor no meio contemporâneo da literatura fantástica nacional. O que você jamais adivinharia é que esse é o “plot” básico do álbum gráfico “Turma da Mata - Muralha”, da coleção “Graphic MSP” que a equipe de Mauricio de Sousa tem produzido com competência extraordinária, capitaneada pelo genial Sidney Gusman.


     Sim, aqueles animaizinhos antropomórficos que viviam na Mata do Chapadão, e que você lia nos gibis da Turma da Mônica, agora ganham uma versão revitalizada, num “antropomorfismo” e num texto direcionados a um público mais maduro, o que é a premissa básica da coleção “Graphic MSP”. Ah,e também é steampunk!
     O texto é de Artur Fujita, os desenhos do veteraníssimo Roger Cruz, e as cores de Davi Calil, um time afinadíssimo e escolhido a dedo para este que passa ser, para mim, o melhor de todos os álbuns já lançados da coleção, desbancando “Piteco”, do Shiko (bem, de todos os lançados só me falta adquirir – e ler – um álbum, então isso é bem significativo).
     Falando em “Piteco”, recordo nitidamente de um FIQ, em Belo Horizonte, quando o Sidney Gusman me mostrou os primeiros esboços gráficos do que viria a ser, no ano seguinte, a coleção MSP. Na época não era mais que um projeto, mas lembro-me bem de minha reação: “Sidão, isso VAI SER um sucesso! Isso SIM é renovação!” E a imagem que mais me marcou foi exatamente a da graphic do Piteco. Tempos depois, quando li o álbum pronto, ficou sendo meu preferido. Senti uma enorme gratidão ao Sidney e ao Mauricio; eu, que cresci aprendendo a ler nas páginas de Mônica e Cebolinha, e que acabei abandonando os títulos na medida em que envelheci, e passei a me interessar por outro patamar de livros e quadrinhos, senti a alegria de poder voltar àqueles velhos personagens, agora amadurecidos e adequados especialmente a mim e ao público que, como eu, cresceu, e sentia, em algum lugar lá no fundo, alguma saudade dos velhos amigos distantes.
     A essência da Turma da Mata está lá: a natureza doce e tímida do elefante verde Jotalhão (sem faltar a piadinha fazendo referência à massa de tomate...), a tensão romântica entre ele e Rita Najura, recriando a velhissíssima piada da formiguinha e do elefante que já divertia nas HQs infantis, o gênio tecnológico do Tarugo, que agora, em vez de um casco com teto solar e rodas, pilota um exoesqueleto de combate steam. O Coelho Caolho fica caolho de verdade, convertido num guerreiro veterano. Mas o legal, aparte da respeitosa manutenção dessas referências, foi que Fujita e Cruz foram capazes de dar uma densidade bem maior aos personagens, assim como à dinâmica entre eles.

     Esse álbum, nacional da gema, reproduziu dentro de mim o mesmo encanto que senti quando degustei a série (também de animais antropomórficos) “Blacksad”, dos espanhóis Juan Días Canales e Juanjo Guarnido, publicada pela francesa Dargaud, e que chegou a ter uns poucos álbuns lançados no Brasil.
     Amigo Sidão, esse merece sequência. Merece virar série regular. Não, merece virar animação. Sei que você é um cara que pensa grande. Pois fique aí, com mais essa minhoquinha dentro da mente. E obrigado, mais uma vez!





     

2 comentários:

  1. Boa Noite Flávio, bem oportuno o tema. Acabei de ler Homens e Monstros. Rapaz sem querer te puxar o saco é um livro fodástico, com o perdão do termo, mas a hiperbole ilustra bem o que achei. A costura de personagens da literatura do século 19 ( como você bem descreve como inspiração para o livro no apendice ) com história alternativa ficou realmente bastante intrigante. Após o primeiro conto, onde você subverte os clichês do gênero steampunk onde as invenções mirabolantes são criadas pelos país colonizado e não no colonizador, a gente se coloca dentro daquele universo fascinante. Meu conto favorito é Mascaras ( desculpe não sou bom de memória ) com aquela fortaleza no coração da Africa soprando vapor no meio da floresta equatorial com um cientista maluco alemão e um barco voador ( teve em mim aquele impacto do ET as bicicletas voando ) o que steampunk por definição. O império Azteca é uma invenção muito inteligente, nesse sentido, eu me lembrei do construtor de sociedades e mundos imaginários Jack Vance ao mesmo tempo em que o discurso erudito das personagens e os arrombos filosóficos também me remetem ao mestre. Vou tentar escrever uma análise mais detalhada, peço a gentileza de qualquer imprecisão dita aqui, mas gostei bastante do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou, Daniel! Tem mais duas histórias nesse universo ficcional que devem sair em breve, em antologias: "Vingança a Vapor", que conta a história do elefante a vapor a que o agente Maucler faz referência no final da primeira história do livro, e "Os Desequilíbrios da Alma e a Vingança do Diabo", a estreia de Sherlock Holmes & Watson no universo da Guerra Fria Vitoriana. Aguarde notícias! :-)

      Excluir